sexta-feira, 10 de maio de 2013

AS REDES SOCIAIS E AS AMEAÇAS CIBERNÉTICAS



O Brasil é hoje o país com o segundo maior número de usuários em duas das principais redes sociais no mundo: o Facebook, que concentra 67 milhões de brasileiros, e o Twitter, com 40 milhões. O que não tem crescido na mesma proporção é a consciência dos internautas em relação aos riscos a que estão expostos nesses ambientes.
Janeiro foi marcado por alguns casos que servem de alerta para os usuários de redes sociais. Na última semana do mês, o Twitter confirmou que hackers tiveram acesso a informações de cerca de 250 mil usuários do microblog. As pessoas afetadas foram alertadas por e-mail para definir uma nova senha, e suas combinações antigas – de senha e login – foram desativadas. No ano passado, já havia ocorrido um episódio parecido, em que o Twitter criou o restabelecimento massivo de senhas devido a uma possível brecha de segurança.
No Facebook, também em janeiro, foi descoberta uma vulnerabilidade que permitia redefinir a senha de um usuário sem saber a senha original. O invasor acessava um site e era redirecionado para uma página para definir a nova combinação, sem ter de validar o processo com a senha atual, como regularmente acontece. A companhia já solucionou o problema, mas o caso demonstrou os riscos a que as pessoas estão expostas.
Ainda no primeiro mês do ano, foi divulgada uma mensagem com um vídeo falso de Justin Bieber e Selena Gomez no Facebook, uma campanha de Clickjacking que redirecionava o usuário para um site malicioso que hospeda o vídeo.
Exemplos como esse servem para mostrar que as redes sociais funcionam como portas abertas para a disseminação de códigos maliciosos, roubo de informações, golpes de phishing e o assédio a menores de idade. Assim, é recomendável contar com uma solução de segurança proativa que faça varreduras nos perfis das redes, para reforçar a segurança, e é essencial adotar comportamentos seguros nas redes sociais, como estabelecer senhas fortes e trocá-las periodicamente, evitar divulgar informações sensíveis, só baixar aplicativos seguros, entre outros.
Esses acontecimentos também reforçam a mensagem de que, embora o uso das redes estimule a publicação em seus perfis de fotos, dados e fatos pessoais e até revelar o local onde estão no momento, os usuários devem avaliar com bastante cautela aquilo que realmente desejam expor na internet, independentemente de ativar as configurações de privacidade. Uma vez publicadas na internet, perdemos o controle das informações.

Fonte: http://itweb.com.br/blogs/redes-sociais-porta-aberta-para-ameacas-ciberneticas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...